Suserania e Vassalagem

Os vários núcleos de poder político - principados, condados, ducados, etc - estavam ligados por laços estabelecidos entre membros da nobreza, a partir da concessão de feudos. De modo geral, intitulava-se senhor(ou suserano) o nobre que concedia feudos a outro nobre, denominado vassalo; este, em troca devia fidelidade e prestação de serviços(principalmente militares) ao seu senhor. A transmissão do feudo era realizada em uma cerimônia constituída de dois atos principais: a homenagem(juramento de fidelidade ao vassalo) e a investidura(ato de transmissão do feudo ao vassalo.
 Suseranos e vassalos tinham direitos e deveres a cumprir estabelecidos entre si.
-Suserano: devia proteger militarmente seus vassalos e dar-lhes assistência jurídica. Tinha direito de reaver o feudo do vassalo que morresse sem deixar herdeiros, de proibir o casamento do vassalo com pessoa que lhe fosse infiel, etc.
-Vassalo: devia prestar serviço militar ao suserano, libertá-lo caso fosse aprisionado por inimigos, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado, etc. Recebia proteção militar do suserano.

3 comentários: